Manipulação de objetos e orientação robótica
​
Em geral, programar robôs para que repitam certos movimentos é uma tarefa simples. Para isso, você precisa apenas manda-lo para a mesma posição toda vez. No entanto, algumas vezes esse processo acaba se tornando um processo pesado, pois você terá de criar um sistema mecânico completo que preenche todos os requisitos da função. Embora essa tarefa seja feita na maioria das vezes por operadores humanos, com o sistema de visão Phoxi3D seus robôs poderão entender o que está acontecendo no momento em que eles já estão em ação, e isso permite que eles ajustem seus movimentos enquanto seguram algum produto posicionado de forma aleatória, sem a necessidade de um mecanismo que garanta a posição do item que está sendo segurado.



Bin picking
Peças posicionadas de forma aleatória em caixas/pallet é o que vemos mais comummente como a entrada de produtos para linhas de produção. Nosso sistema de visão PhoXi 3D escaneia o conteúdo de uma caixa e o software Bin Picking Studio reconhece a posição exata de um objeto em particular e garante com que os movimentos do robô são precisos e sem colisão.
Paletização e repaletização
O último passo do processo da manufatura é a colocação das peças em pallets para que elas sejam transferidas para outros locais. Uma vantagem que o sistema de visão 3D providencia é o reconhecimento da profundidade (altura) para uma paletização segura. O sistema de visão 3D também é bastante útil para retirar os objetos do pallet, que estão organizados de forma aleatória nos pallets ou nas esteiras de transporte de produtos.
​
O sistema de visão 3D também é bastante útil para retirar os objetos do pallet, que estão organizados de forma aleatória nos pallets ou nas esteiras de transporte de produtos.
Pegue e posicione
Em processos de produção, há situações em que as peças precisão ser movimentadas de um lugar para o outro, de uma esteira para uma máquina, e essas peças não podem entrar ao mesmo tempo no processo. Logo, um sistema de visão 3D é recomendado para determinar a posição das peças.



Correção de trajetória
Quando a posição de um objeto é fixa, é fácil para o robô executar um movimento usando a trajetória especificada, como, por exemplo, aplicar cola em para-brisas ou sela-los. Quando um objeto vem em uma posição diferente a cada vez, a trajetória do robô deve ser ajustada de acordo com o mesmo. Com o nosso sistema de visão 3D, é possível detectar a posição do objeto, e com a nossa ferramenta de correção de trajetória, modificar a trajetória do robô em tempo real na linha de produção.
​Montagem
Montar múltiplas partes juntas é o coração de qualquer processo manufatureiro. O sistema de visão 3D ajuda a localizar as peças, adaptar a trajetória que o robô fará para posicionar a peça e garantirá que a posição da peça está correta.
Empacotar
Um produto já produzido que está pronto para ser vendido consiste em vários componentes juntos em uma caixa ou algum tipo de embalagem. Se possuir um sistema de visão 3D posicionado no processo de empacotamento, um robô pode identificar espaços em um caixa em que deve ser usado para empacotar peças em particular.
Inspeção.

Checagem de presença
Técnicas 2D não são suficientes para alguns tipos de verificações de presença, principalmente quando é necessário detectar um selo escuro em um objeto escuro, ou verificar a presença de um determinado objeto que deveria estar em um determinado lugar. Usando um scanner 3D poderíamos suprir todas essas limitações facilmente.


Medições
Scanners 3D permitem que sejam feitas medições mais precisas nos produtos, desde medida fáceis como a distância de buracos ou ângulos, á um controle de qualidade 100% confiável.
Robô sendo guiado por visão
Reconhecimento.

Ordenar
​
A função de ordenação da aplicação serve para selecionar um grupo de objetos, se baseando em um critério especifico. A tarefa se torna muito mais fácil e se torna possível apenas se optar por um sistema de visão 3D, principalmente quando o critério contem atributos, tais como forma e tamanho.

OCR 3D
​
Reconhecimento ótico de caracteres (OCR) 3D se aplica para tarefas como códigos numéricos (de prensadoras) ou até mesmo códigos pontilhados em pneus, situações onde técnicas 2D falham em detectar suas bordas.
Engenharia.

Modelagem 3D
Modelos 3D são usados em inúmeras aplicações, desde realidade virtual e coleções de patrimônio, até a indústria do entretenimento ou medicina. Modelos 3D são normalmente criados fazendo a junção de diversos escaneamentos de sensores 3D em múltiplas perspectivas.

Engenharia reversa
​
Engenharia reversa é sobre a criação de modelos 3D ou desenhos técnicos de modelos físicos no intuito de replicá-los, podendo ser fabricado ou feito em impressão 3D. É particularmente útil para componentes de hardware com produção descontinuada, ou em situações em que a documentação do produto foi perdida.